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  Ninja Gaiden 3

Distribuidor: Tecmo
Programador: Team Ninja
Plataforma: Playstation 3 (PS3)

Por Marcelo Faria - Outer Space



Ninja Gaiden 3 o primeiro jogo da srie principal sem a direo de Tomonobu Itagaki, o excntrico desenvolvedor japons que deixou a Tecmo e ainda processou a empresa exigindo bnus que no foram pagos. Com o comando de Yosuke Hayashi, que o responsvel por Ninja Gaiden Sigma e sua sequncia, a expectativa era de muita mudana na nova aventura de Ryu Hayabusa, o ninja moderno com sede de sangue e poderes misteriosos.

Mas assim como existem mudanas que vm para melhorar, outras no so to bem vindas. Ninja Gaiden 3 um bom exemplo disso: na nsia de criar o melhor jogo da srie, Hayashi e a Team Ninja podem ter feito exatamente o contrrio.

Sanguinolncia tediosa

O protagonista em Ninja Gaiden 3 segue sendo Ryu Hayabusa, o ninja amaldioado, que agora passa seu tempo livre como uma espcie de super-heri anti-terrorista. O enredo um pouco diferente dos dramas passados que apelavam para muito nonsense japons e misticismo. Dessa vez, o roteiro mais simples e ao mesmo tempo mais aucarado, com uma tentativa engraada dos criadores de tentar aprofundar na personalidade do protagonista, mas com dilogos pobres e desinteressantes, que contam mal uma histria que no fcil de engolir. Acontecimentos e inimigos bizarros continuam existindo, mas de um jeito bem diferente do que foi visto no resto da srie. E para a maior parte das pessoas, um jeito pior, mesmo considerando que a histria nunca foi o forte de Ninja Gaiden.

A histria fraca pode ser ignorada, mas acontece que o verdadeiro ponto forte de Ninja Gaiden -- a pancadaria -- tambm ficou pior neste terceiro jogo. Sim, o jogo est consideravelmente mais fcil, mas no so s os veteranos sdicos da srie que vo choramingar pelas mudanas nos combates. A fama de Ninja Gaiden era de ser um jogo bem fatal, em que at mesmo inimigos fracos podiam facilmente aniquilar o jogador se uma estratgia equivocada fosse utilizada. Ao final de cada combate, suspiros acompanhavam uma sensao de recompensa, que geralmente s acontecia aps um pouco de tentativa e erro. No novo Ninja Gaiden no assim. Basta apertar muitas vezes um mesmo boto de bater para finalizar todos os inimigos em uma rea e partir para a prxima chacina, sem ressentimentos.

O problema no s a questo da dificuldade. Mesmo colocando no nvel mais elevado, em que as coisas ficam realmente mais complicadas e as derrotas acontecem com frequncia, em Ninja Gaiden 3 o que faz falta a profundidade na jogabilidade. Como dito, ao invs de quebrar a cabea com estratgias mirabolantes e proezas ninja, aqui no h muito para ser feito alm de atacar repetidamente os inimigos. Para se ter ideia, enquanto antes existiam diversos tipos de armas e ataques ninpo, Ryu agora se vira com s uma arma e um nico ninpo, que usa mecnica nova, porm nada inovadora, em que o jogador enche uma energia especial que usada para desferir um golpe avassalador em que Ryu se transforma em um drago oriental e devasta a tela. Visualmente interessante pela primeira vez, mas um pouco chato depois da terceira.

Se a ideia era atingir um pblico maior e ir alm dos gamers hardcore que curtiam a obra de Itagaki, a Team Ninja simplesmente confundiu jogabilidade acessvel com jogabilidade boba. Existem inmeros exemplos de jogos que conseguem ser simples para um iniciante, mas ficam complexos com o tempo e criam uma curva de aprendizado orgnica. Em Ninja Gaiden 3 no h curva, mas uma reta estabelecida na mediocridade.

O problema agravado porque alm de faltar variedade nas formas de bater, tambm falta variedade no que bater. A maior parte dos inimigos normais so parecidos e no demora para o jogador aprender o padro de luta deles. A exceo so os chefes, que em raros momentos conseguem variar um pouco o jogo e proporcionar um desafio interessante com visuais interessantes, como o caso do rob dinossauro gigante que Ryu despedaa. Mas at isso fica repetitivo, j que o modelo dos chefes reciclado mais de uma vez durante a histria. E mesmo essas boas e raras lutas so atrapalhadas por uma cmera complicada que, em um esforo exagerado pelo melhor ngulo, fica trocando a visualizao nos momentos mais importante e confundindo um pouco o jogador.

Decises erradas

Existem jogos que falham por serem feitos sobre oramentos inadequados. Outros por falta de capricho ou talento da equipe tcnica. E existem aqueles em que o principal problema so decises erradas. o caso de Ninja Gaiden 3. Aqui no existe um descaso da equipe tcnica, j que bugs so raros e a jogabilidade, ainda que limitada, flui bem e responde corretamente aos comandos do jogador. A trilha sonora adequada, assim como a dublagem. E os grficos, ainda que no sejam o auge da tecnologia dos consoles, so timos, com uma direo de arte que desenvolve conceitos visuais interessantes no design de personages, ambientes e, principalmente, inimigos.

Mas todos os mritos do Team Ninja so prejudicados por escolhas erradas, como a orientao por uma jogabilidade exageradamente simples ou uma histria sem graa. E o modo multiplayer mais uma dessas decises ruins. Qualquer que tenha sido o esforo ou investimento gasto neste modo, ele seria melhor empregado na evoluo da jogabilidade bsica. Existe um modo de desafios cooperativos que seria muito bom se os combates fossem um pouco mais profundo, mas na maior parte das vezes acaba sendo ainda mais fcil e desinteressante vencer inimigos com a ajuda de um amigo. Existe um pouco de diverso no coop, mas nada muito duradouro, e em pouco tempo o jogador e seu bravo ajudante tentaro algo mais interessante Que certamente no ser o modo competitivo, que consegue ser ainda mais sem graa. A facilidade em atacar e acertar os adversrios, graas mira automtica, algo que incomoda na campanha, mas no multiplayer elimina boa parte da graa de superar um adversrio. Acaba que ganha quem comeou a apertar os botes de ataque antes, resultando em uma experincia desagradvel tanto para o vencedor quanto para o derrotado.



Ninja Gaiden 3 diferente dos seus antecessores em muita coisa, mas no peca por essa tentativa de se renovar. O que faz deste jogo algo abaixo da mdia so escolhas estranhas do Team Ninja, como a simplificao exagerada do combate, que ficou quase automtico, fcil demais e extremamente repetitivo em nveis mais avanados. Avacalhar a pancadaria, o principal pilar de um jogo de ao, seria o suficiente para arruinar Ninja Gaiden 3, mas uma histria mal-contada e bem gua com acar, alm de um multiplayer dispensvel, deixam tudo ainda pior. Alguns chefes so visualmente interessantes e at divertidos de enfrentar, quebrando um pouco a monotonia, mas a superficialidade da jogabilidade faz da nova jornada de Ryu Hayabusa um grande tdio.

Prs Contras
- Conceitos visuais interessantes;
- Rob dinossauro gigante;
- Algumas lutas contra chefes tm potencial.
- Jogabilidade simplria e repetitiva;
- Histria mal-contada bem difcil de engolir;
- Cmera ruim;
- Multiplayer infeliz.
Slide Show 'Ninja Gaiden 3'
Ninja Gaiden 3
Slide Show 'Ninja Gaiden 3'
Ninja Gaiden 3
Slide Show 'Ninja Gaiden 3'
Ninja Gaiden 3

Ninja Gaiden 3

Teaser da GDC 2011

Ninja Gaiden 3

Trailer da TGS 2011

Ninja Gaiden 3

Trailer do DLC: Ninja Pack

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