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  FIFA 2003

Distribuidor: Electronic Arts
Programador: EA Sports
Gnero: Esporte
Plataforma: PC (PC)

Por Bruno "The Real Deal" Abreu - Outer Space



Basta olhar para a capa de FIFA 2003, com Davids fazendo cara de gostoso ao lado de Giggs e Roberto Carlos para perceber que a edio deste ano est especial. Depois de levar um chocolate de Winning Eleven/Pro Evolution Soccer na verso para Playstation 2, a EA Sports resolveu se mover e implementou uma srie de mudanas no jogo, corrigindo ou, pelo menos, abrandando todos os problemas mais urgentes e adicionando alguns elementos que aproximam FIFA de um verdadeiro simulador de futebol.

O objetivo da EA Sports diminuir o abismo que separa FIFA da sofisticao de Winning Eleven, sem desapontar o principal pblico da srie, que jogador casual ou aquele que tem medo da complexidade do simulador winningeleveniano. Embora ainda longe do ideal, inegvel que as mudanas deste ano renderam um FIFA melhor.

Um FIFA mais realista

A principal iniciativa para o progresso de FIFA 2003 est na implementao de uma inteligncia artificial (IA) mais detalhada e realista. Jogadas absurdas, um adversrio passivo na marcao, gols de bicicleta a cada minuto e aquele boto mgico de drible que transforma qualquer jogador num gnio do futebol numa frao de segundos... todas essas incoerncias praticamente sumiram. Agora necessrio jogar um mnimo de futebol para marcar gols, tocar a bola bem (os jogadores do computador interceptam o passe com muita facilidade agora, o que pode ser irritante para alguns), e trabalhar a jogada. A resposta para o controle foi alterada, e mais rpida.

Os gols saem em menor freqncia, bem menor, diga-se de passagem, mas isso no traduz necessariamente em realismo, uma vez que o jogo simplesmente restringe a possibilidade de gols a certas posies viciadas (90% das vezes, de chutes da grande rea). Falta um bocado de liberdade e balanceamento a FIFA e, pelo histrico da srie, isso no deve mudar, j que a produo nunca se atm a trabalhar mincias de jogabilidade. Alis, a prpria natureza do engine de FIFA, altamente baseado em scripts e movimentos pr-definidos um impedimento criao de um jogo de boa fluidez e naturalidade.

Os movimentos de passe e conduo da bola tambm foram alterados, procurando dar mais realismo e ritmo s partidas. Os toques so mais rpidos, e a bola parece mais pesada desta vez. A pelota escapa dos ps do jogador, o que bem mais convincente que nas edies anteriores quando ela parecia magnetizada no p.

Muitas animaes novas impressionam pelo realismo. As das faltas, principalmente, so perfeitas e bem mais ricas que em qualquer outro jogo de futebol (WE includo). Mas algumas animaes pouco convincentes dos jogos anteriores, notadamente nos chutes a gol, se mantm, infelizmente.

No geral, h um progresso significativo na jogabilidade e IA de FIFA como no se via h muito, muito tempo. Deve agradar maioria dos fs, e at queles que mantinham distncia da srie recentemente.

O derby Japo x Canad

Vrias das mudanas de FIFA 2003 foram motivadas pela concorrncia que a srie tem sofrido no Playstation 2, com a popularidade crescente de Winning Eleve/Pro Evolution Soccer da Konami. O objetivo, como foi dito anteriormente, deixar o jogo mais realista e manter a credibilidade da srie diante do pblico fantico por futebol.

FIFA jamais ser como Winning Eleven. A comparao nem merecia ser feita, mas como a preocupao da EA Sports no momento essa, fica inevitvel traar um breve paralelo.

WE e FIFA so conceitos diferentes, e impossvel equipar-los por motivaes mercadolgicas, quando a base tcnica impe enormes limitaes. A Konami solucionou o problema de uma maneira estranha: criou dois engines, para duas sries, cada uma feita num estdio diferente: a equipe perfeccionista faz Winning Eleven, que o futebol complexo, sem muita firula grfica, mas extremamente profundo; e o time habituado aos jogos arcade faz Perfect Striker/ISS para o jogador casual, que s quer se divertir rapidamente. A estratgia em longo prazo pode ser considerada um fracasso, uma vez que a popularidade de WE fez a outra srie se tornar totalmente irrelevante at para o jogador casual, com uma srie (WE) vendendo mais de 1 milho de cpias enquanto a outra no passa geralmente das 50 mil. Recentemente, a Konami decidiu produzir uma verso simplificada de WE para os fliperamas, e ela j estourou no Japo, mostrando que, s vezes, os desejos do jogador casual podem estar sendo muito mal interpretados...

FIFA leva algumas vantagens, principalmente nas licenas oficiais que so bem exploradas. Em FIFA 2003 voc tem 10 mil atletas de 350 times licenciados de todo o mundo (inclusive com 15 clubes brasileiros), todos com seus uniformes impecavelmente modelados, e praticamente todos os jogadores com nomes reais. Outra caracterstica interessante que se trata de um jogo aberto, que permite uma srie de atualizaes feitas pela prpria comunidade de jogadores (o site http://brasil.soccergaming.com uma boa para download de uniformes atualizados dos times nacionais). Inclusive EA Sports estar disponibilizando em breve uma ferramenta de edio - Creation Center - que permite facilitar ainda mais este aspecto. E o mais importante: o nico bom jogo de futebol para o PC.

Os campeonatos em FIFA 2003 so personalizveis. Voc pode escolher quantas fases ter no torneio, quais times participaro e com quantos deles voc vai jogar.

De qualquer forma, a EA tem uma franquia muito poderosa nas mos, e o que at pouco tempo atrs era, indiscutivelmente, o jogo de futebol mais popular do mundo. O objetivo naturalmente ser mant-la, procurando aprimor-la a cada ano, como foi feito em FIFA 2003.

O charme poligonal de Roberto Carlos

Outra novidade implementada com maestria pelo time da EA Sports nesta edio a modelagem foto-realista dos jogadores, muitos deles com seus rostos reais. O realismo na modelagem de figuras como as estrelas da capa, Roberto Carlos, Giggs e Davids assustador, no bom sentido. Simplesmente perfeito!

Vrios jogadores, alm do trio da capa, esto idnticos aos seus respectivos seres vivos do mundo real, como o caso de Ronaldo, Recoba e Rivaldo, pra citar s mais trs. Outros, se no tm o rosto verdadeiro ou um maxilar que se mantm sempre no lugar, pelo menos se aproximam bastante de suas caractersticas reais na cor do cabelo, pele, etc.

O visual de FIFA 2003 , no geral, uma boa evoluo de seus predecessores, mas ainda apresenta excesso de clipping aqueles cortes abruptos nas formas poligonais, revelando s vezes o cenrio ou quadrado preto no meio do jogador.

A distribuio de habilidades tambm correta nesta verso, embora os parmetros tenham se tornado muito homogneos, com diferenas sendo determinadas mais pela fama que pelos talentos reais. Qualquer atacante de um time grande, por exemplo, tem algo como 9 ou 10 de chute ou velocidade, enquanto os de times mais humildes esto sempre num nvel inferior.

No mais, FIFA 2003 traz a msica pop europia como trilha sonora de sempre, uma boa abertura com o trio da capa fazendo malabarismos, e a narrao da dupla Milton Leite, da ESPN Brasil, e Antnio Moreno, que parece meio lobotomizado.



FIFA 2003 uma evoluo na srie em todos os aspectos. Dos grficos inteligncia artificial, tudo foi melhorado, criando um jogo de futebol mais realista e agradvel de se ver. Experimente-o!

Prs Contras
+ Modelagem impecvel de vrios jogadores, com rostos reais;

+ Mexidas na jogabilidade deixaram o jogo mais realista;

+ Reproduo quase perfeita dos uniformes (s o nome e nmero das
costas diferente);

+ IA ainda no impressiona, mas melhorou;

+ Textos e narrao em portugus.

- Os comentrios de Antnio Moreno so bem estranhos;

- Ainda est longe de ser um jogo capaz de agradar ao f hardcore
de futebol;

- Um bocado de clipping nos grficos;

- A contagem de quadros por segundo durante a partida no agrada.
Slide Show 'FIFA 2003'
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