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  Mortal Kombat: Armageddon

Distribuidor: Midway
Programador: Midway
Plataforma: Playstation 2 (PS2)

Por Marcelo Faria - Outer Space



Armageddon uma palavra usada para designar um fim do mundo apocalptico e catastrfico. Mortal Kombat uma franquia de jogos de luta famosa por derramar litros e litros de sangue em seus ttulos. A unio dos dois faz um jogo que representa muita bem o que a carnificina deste derradeiro episdio da srie no PS2.

Como os grficos continuam praticamente os mesmos de Deception, Mortal Kombat: chega soando como uma coletnea de seus antecessores. Mas apenas uma primeira impresso, pois o jogo traz interessantes novidades e extras, assim como uma sutil alterao de jogabilidade em relao aos seus antecessores Deadly Alliance e Deception.

Cad o Chess Kombat?

Definitivamente o maior destaque de Armageddon seus 62 lutadores, includos a quase todos os personagens jogveis presentes em toda srie. A nica ausncia a Ninja Khamaleon, que aparece como personagem secreta no Mortal Kombat Trilogy de Nintendo 64. Todos outros, incluindo Chamaleon, a verso masculina de Khamaleon, esto presentes. No geral. qualquer f da srie vai gostar de jogar com os sub-chefes dos jogos antigos Goro, Kintaro e Motaro, mesmo que o ultimo tenha perdido as patas de trs, ficando mais parecido com um stiro que um centauro propriamente dito.

Na apresentao, mostrada uma batalha pica e desordenada entre todos os personagens do jogo (parecendo uma briga de torcida), at o momento em que uma pirmide surge no meio do campo de batalha e os lutadores passam a disputar uma espcie de corrida para chegar ao topo. Se tratando de Mortal Kombat, j era desculpa suficiente para colocar todo mundo em arenas em batalhas fatais. Mas para a felicidade geral, o enredo de Armageddon relativamente bem detalhado e aprofundado, com diversos detalhes que vo aparecendo no modo Konquest.

O modo Konquest em si est bem diferente. Agora funciona quase que como um jogo de aventura completo, em que Taven, o personagem principal, sai andando, coletando itens, e batendo em todos pelo caminho. Alm de cumprir a tarefa de tutorial muito bem e apresentar a histria de forma competente, jogar o modo Konquest tambm crucial para conseguir Koins, usadas para destravar alguns lutadores, fases e outros. Mas o modo bem divertido e relativamente curto (aproximadamente 9 horas), e no uma obrigao chata jog-lo.

No Konquest, existem dois tipo de oponentes nas brigas: os capangas, que so derrotados em batalhas simplificadas, envolvendo poucos golpes, e os personagens de Mortal Kombat, que devem ser confrontados em batalhas comuns. Apesar das batalhas simplificadas serem bem confortveis e at mesmo mais intuitivas que as de Armageddon, a coexistncia de dois modos de luta acaba confundindo um pouco os jogadores. Um outro ponto relativamente negativo que Taven um lutador bem genrico para os padres de Mortal Kombat, sem nenhum grande diferencial ou atrativo. Mesmo assim, o novo Konquest um dos melhores modos de se divertir sozinho com Mortal Kombat: Armageddon.

Alm do Konquest, existe o modo clssico de lutas em dois jogadores -- que definitivamente o melhor jeito de se divertir com jogos de luta em geral -- e tambm os modos Arcade e o Motor Kombat, sendo que o segundo mais um mini-jogo extra que um modo propriamente dito. O Arcade segue a frmula consagrada de Mortal Kombat, com o jogador enfrentando um determinado nmero de lutadores aleatrios at chegar no ltimo chefo (dessa vez sem nenhum sub-chefe). Depois de vencer o chefo, que em Armageddon tem o pouco criativo nome de Blaze, possvel ver o personagem vencedor fazendo katas enquanto um texto vai surgindo na tela contando o que acontece depois da batalha. Apesar dos katas serem bem feitos, a ausncia de cenas de corte bem decepcionante, apesar de ser compreensvel a dificuldade de montar finais prprios para as dezenas de lutadores do jogo.

O Motor Kombat, em contrapartida, bem diferente demais modos. Trata-se de um minigame de Kart, similar a Mario Kart. Os jogadores escolhem personagens para correr em algumas pistas, podendo usar algumas habilidades especiais e truques para atrapalhar os oponentes, alm de algumas armadilhas que existem no prprio cenrio, prprias para detonar corredores distrados. Apesar de ser uma idia criativa, Motor Kombat no chega a ser bom. As primeiras corridas so at divertidas, mas o jogo no muito variado, enjoa facilmente e parece meio mal acabado, como se tivesse sido feito s pressas. Definitivamente foi uma pssima troca acrescentar Motor Kombat em Armageddon e no seus antecessores Puzzle e Chess Kombat, que so imensamente mais divertidos, caprichados e coerentes.

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A maior decepo de Armageddon em relao ao anterior, Deception, a reduo dos estilos dos lutadores, agora limitados a armados ou desarmados. A mudana acaba com versatilidade dos lutadores. Em Deception existiam combos com os quais o jogador alternava entre todos os estilos do personagem, o que era bem interessante. Agora, com apenas dois estilos, os lutadores perderam um pouco de personalidade, e as lutas tornaram-se mais enjoativas. A falta de espao em disco no desculpa, pois deve ter sobrado tanto que deu at para desperdiar com o Motor Kombat.

Mas apesar da reduo no nmero de estilos, algumas alteraes bem vindas na jogabilidade das batalhas fazem com que Armageddon mantenha o nvel da srie nas lutas. O maior destaque nessas so as implementaes de combate areo, que estava meio esquecido em Deadly Alliance e Deception. Combos enormes com os lutadores parados no ar parecem meio ridculos, mas so uma interessante adio a formula j desgastada de combate que apareceu nos ltimos jogos da srie. Ainda assim, os comandos e seqncias podem continuar estranhos e pouco intuitivos para os jogadores, mas foi esse o estilo que consagrou Mortal Kombat, e as mudanas devem continuar seguindo certo nvel de sutileza para no decepcionar os antigos fs.

Outra excelente adio frmula de Mortal Kombat modo para criar lutadores personalizados. So diversas opes e customizaes que podem ser feitas, em um editor de aparncias que no fica devendo muito para o de The Sims. Alm de ser bem divertido recriar personagens de outros jogos, colegas e namoradas, o jogador tem grande liberdade em modificar os combos, estilos, golpes e armas dos lutadores, podendo criar um lutador com que seja particularmente divertido e/ou confortvel de se jogar. Um nico problema do modo que a grande maioria das opes de customizao devem ser liberadas com Koins, impedindo o jogador de criar um personagem a seu gosto logo de cara.

FATALITY!

Outro incremento pode ser notado no novo sistema de Fatality, agora interativo. Quando o primeiro Mortal Kombat apareceu em 1992, as finalizaes eram uma grande novidade e chocavam pelo volume de sangue, violncia e humor negro. Mas, com o tempo, a violncia em jogos acabou se banalizando e a soluo dos produtores tem sido aumentar a quantidade de sangue e a criatividade dos Fatalitys no jogo. Em Armageddon, uma nova opo aparece: os Fatalitys interativos, nos quais o jogador vai realizando seqncias com os botes e direcionais para formar finalizaes personalizadas. No muito difcil montar uma seqncia em que o lutador arranca o corao, os braos e depois decepa o oponente, afinal, em Mortal Kombat arrancar um brao to fcil quanto tirar rabo de lagartixa: s puxar que sai.

O grande problema do novo modo que os personagens perdem ainda mais da sua personalidade e toques pessoais, j que qualquer um pode arrancar a cabea do inimigo levando junto a coluna vertebral com no movimento clssico de Sub-Zero, ou arrancar coraes como Kano. Ainda assim, uma estratgia interessante para poupar memria em disco, alm do fato de que montar seqncias bizarramente macabras de Fatalitys sempre bem divertido.



Armageddon um representante definitivo da srie Mortal Kombat. Sessenta e dois lutadores, Fatalities e uma histria muito bem contada no modo Konquest fazem com que a saga nessa gerao seja encerrada com chave de ouro. As grandes decepes so as redues de 3 estilos de luta para 2 em cada jogador e o modo Motor Kombat, que bem cansativo e no acrescenta muito ao jogo. Em contrapartida, a adio de um modo de criao de personagens muito bem vinda, e pode garantir horas de diverso.

Prs Contras


- 62 lutadores, incluindo Goro, Kintaro, Motaro...

- Modo Konquest;

- Criao de Personagens.


- Motor Kombat;

- Menos estilos de luta;

- Mesmos grficos de Deception.

Slide Show 'Mortal Kombat: Armageddon'
Mortal Kombat: Armageddon
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Mortal Kombat: Armageddon
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