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  Guild Wars

Distribuidor: NCSoft
Programador: ArenaNet
Plataforma: PC (PC)

Por Bruno Abreu - Outer Space



Desenvolvido para a coreana NCSoft pelas mentes criativas por trs de sucessos como Diablo, StarCraft e WarCraft, Guild Wars um RPG online destinado a quem no tem pacincia para a rotina de um MMORPG ou simplesmente no est disposto a gastar dlares em mensalidades.

O jogo exclusivamente online e mistura caractersticas de um MMO com as convenincias de um RPG offline: no existem mensalidades para jogar (s necessrio comprar o jogo); jogadores inconvenientes no estaro dividindo o mesmo espao que voc e seu grupo; e, embora tenha a propriedade de viciar e consumir tempo demais do jogador, ainda possibilita aventuras rpidas, descompromissadas.

Nas cidades, Guild Wars funciona como qualquer MMORPG: dezenas de personagens se aglomeram, conversam, trocam itens e formam grupos. J com um p fora da cidade, criado um mundo privado para o jogador e seu grupo se aventurarem. A comparao mais prxima seria com Diablo, ou Dungeon Siege, s que a aventura agora acontece em universos maiores, com a cara de um MMO.

RPG para as massas

Guild Wars no tem a pretenso de inovar e sim de oferecer algo nas bases do que j foi testado e aprovado em outros RPGs online. um hack n slash bsico, uma aposta segura feita pela NCSoft no gnero popularizado por Diablo.

O jogo comea oferecendo uma ferramenta de criao de personagem bastante simples e direta, onde se pode escolher a aparncia, sexo e profisso do personagem, entre seis disponveis: Warrior, Monk (mais de cura do que de socos e chutes), Ranger, Elementalist (o mago mais tradicional), Mesmer (hipnotizador/ilusionista) e Necromancer. Feito isso, o personagem transportado para o reino de Ascalon, que funciona como uma fase de aprendizado, para separar N00bs de Pros, dando ao jogador apenas misses mais simples e acesso limitado ao mundo. Com o jogador j familiarizado com os procedimentos bsicos do jogo, e uma suma segunda profisso escolhida atravs de quests, uma sucesso de eventos o leva ao mundo de Tyria, a verso definitiva do universo de Guild Wars.

Na tradio do gnero, a rotina envolve buscar NPCs que estejam distribuindo quests nas cidades, partir para o mata-mata, cumprir as misses e receber o prmio em itens e experincia. S que as coisas agora funcionam da forma mais intuitiva e amigvel possvel, deixando apenas a essncia da aventura para o jogador. Recebendo um quest nem necessrio ler a histria contada pelo NPC um radar no canto da tela j deixa tudo mastigadinho, mostrando com preciso de um ponto o objetivo. E caso o jogador j tenha explorado a parte do mapa onde est o objetivo, no preciso percorrer o caminho basta clicar na cidade, o check-point mais prximo e se teletransportar sem qualquer nus para perto do ponto final da misso. Obviamente, tudo foi feito pensando nas queixas dos jogadores que acham chato ter que andar pelos mundos extensos dos MMOs, e nos que ficam desorientados ao encontrar o prximo objetivo, mas ao mesmo tempo em que as gorduras so eliminadas, o jogo acaba se tornando um pouco burocrtico, meio artificial e mecnico. E o mundo -- cheio de rotas de transporte e sem transies de tempo se mostra menos imersivo e coeso que o padro dos MMOs.

Guild Wars tambm extremamente benevolente em relao ao fracasso: se morrer, o personagem pode ser ressuscitado pelos outros membros do grupo (cada um pode usar um feitio de ressurreio por misso), ou ser teletransportado ao check-point mais prximo, sempre com uma penalidade de -15% nas estatsticas, que pode ser anulada matando mais monstros ou voltando cidade. Ou seja, a penalidade existe, mas branda, no irrita e no chega perto de provocar frio no estmago na hora da batalha.

Alm da interface amigvel e os facilitadores citados, o nvel de dificuldade tambm tende para o nvel melzinho na chupeta -- h fartura de itens bons, feitios e habilidades para equipar seu heri, e desde que seja seguida a progresso natural da aventura, as misses podem ser completadas sem estresse. Quem j jogou Final Fantasy XI deve esperar exatamente o oposto em termos de facilitaes/sadismo para com o jogador.

Mas mesmo que tenda para o lado amigvel, Guild Wars tambm um jogo preocupado em oferecer desafios para o jogador hardcore. H uma ferramenta interessante de criao de itens que envolve a combinao de materiais para criar ou dar upgrade em atributos de armas e armaduras. Naturalmente, alguns materiais so raros ou custam caro, e atingir um ajuste ideal das propriedades dos equipamentos com as habilidades dos personagens requer dias de prtica e experimentao.

Mnage a 16

Talvez to importante quanto o modo principal, o Player vs Player de Guild Wars tido como uma entidade diferente no jogo. Arenas espalhadas pelo territrio de Tyria servem como palcos para verdadeiros death-matches entre guildas e grupos criados aleatoriamente pelo jogo. Os combates so rpidos dois grupos so soltos em um cenrio e o que sobreviver acumula vitrias em um placar, ou pontos para um ranking, no caso de combate entre guildas.

Como j evidencia o prprio ttulo do jogo, Guild Wars foi feito pensando no bom funcionamento do PvP. A aventura principal leva os heris apenas at o nvel 20, dando a entender que o propsito permitir que todos alcancem o limite logo para poderem formar um grupo e desafiarem outros jogadores na arena. O sistema de habilidades tambm foi adequado a este modo: apenas oito habilidades podem ser equipadas por misso ou luta, e muitas delas consistem em aes altamente estratgicas como diminuir a velocidade do oponente, criar condies favorveis para o disparo de uma flecha, ou para o desencadeamento de um feitio.

Naturalmente, um bom PvP depende de um bom planejamento e coordenao do grupo, que deve criar personagens complementares e bem especializados, coisa que s possvel em grupos feitos entre amigos ou integrantes de guildas. Entrar em combates aleatrios tende a ser perda de tempo.

Jogadores que queiram ignorar o modo de aventura e partir para o PvP podem criar um personagem nvel 20, exclusivo para este modo, personalizando suas caractersticas ou escolhendo padres pr-definidos como mago de suporte, arqueiro focado em ataque, guerreiro tanque etc. Neste caso o jogo oferece uma sugesto de itens e oito habilidades ideais para o estilo.

Belo e enxuto

Guild Wars um RPG muito competente, mas sem grandes ousadias -- apenas segue frmulas j estabelecidas no gnero. O que o eleva a algo especial na verdade a parte tcnica, da excelente interface ao sistema grfico que reproduz cenrios belssimos sem exigir um PC de ponta.

O visual do jogo espetacular, do desenho dos personagens feito para agradar ao artisticamente exigente pblico asitico aos cenrios vastos e super detalhados. No h nada que chegue perto no gnero RPG.

O jogo rodou bem -- com detalhes no mximo e anti-aliasing 4x -- nas duas configuraes de PC que testamos: Athlon XP de 1,7 Ghz, Radeon 9700, 512 RAM; e Athlon 64 2800, GeForce 6800, 1GB RAM. possvel ajustar o nvel de detalhe para que rode em PCs mais simples, mantendo o visual deslumbrante.

Outro feito da parte tcnica de Guild Wars permite que o cliente do jogo seja baixado aos poucos, enquanto se joga. No site oficial: www.guildwars.com possvel baix-lo e comprar a senha de acesso com carto de crdito internacional. O download inicial no demora meia hora, e o jogo completo vai sendo transferido na medida em que se chega a um novo cenrio.



Guild Wars um RPG online simples, divertido e graficamente deslumbrante; uma mistura bem vinda da frmula de jogos como Diablo e Dungeon Siege com elementos de um MMORPG. Para quem quer sentar por alguns minutos e limpar um dungeon com os amigos ou curtir a adrenalina de um PvP sem precisar de um PC de ponta ou de compromisso com mensalidades, no existe melhor opo.

Prs Contras


+ Visualmente maravilhoso;

+ Muito amigvel, para qualquer um jogar;

+ RPG online sem pagamento de mensalidades;

+ Muito bem polido, sem bugs relevantes.


- Fcil e repetitivo como a maioria dos hack n slash;

- Quests do tipo Ache minha mulher e diga que a amo;

- Viagens rpidas e outras facilidades tiram um pouco do envolvimento e coeso do mundo.

Slide Show 'Guild Wars'
Guild Wars
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Guild Wars
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